O transporte de mercadorias pode ser um dos setores impactados positivamente pelo crescimento econômico esperado para 2020. Nesse mercado, o Setor de Seguros tem participação importante com dois seguros obrigatórios, tanto para o embarcador como para o transportador.
O presidente da CNseg, Marcio Coriolano, explica a importância do seguro para ambos no programa ‘Fala Presidente’, da Rádio CNseg.
“O embarcador tem o seguro de transporte nacional, que protege a carga que está sendo embarcada de eventos adversos. Já para o transportador, é um seguro de responsabilidade civil dele, que cobre danos a mercadorias em decorrência de acidentes”, afirma.
O seguro de transportes – rodoviário, ferroviário, fluvial ou marítimo – ainda sofre forte influência de três aspectos: perfil do transporte – como volume e tipo de carga-, os meios de transporte e os indicadores de violência da sociedade.
O presidente da CNseg, Marcio Coriolano, ainda aponta os desafios para o futuro do mercado de transportes.
“Tecnologia, tecnologia e tecnologia. Porque a adequação aos novos formatos de transporte de carga está vinculada a chamada logística 4.0, que é o uso da tecnologia integrada neste setor para deixá-lo mais eficiente e baixar o custo”, conclui.
Fonte: segs.com.br