Um serviço inovador da Pamcary para tratar o risco de forma proativa, antecipando as diversas ameaças de uma viagem.

Como ela funciona?

Utilizando a base de sinistros Pamcary atualizada com dezenas de eventos diariamente, a Torre consegue prever os riscos de uma viagem e auxiliar a enfrentá-los com inteligência.

  • Radares de Riscos

Previsão do Risco: Assim como uma torre de vigia fornece avisos sobre os riscos à frente, a Torre de Controle enviará radares e alertas de riscos que permitam uma atuação proativa da Central. A base dinâmica de Conhecimento de Riscos da Pamcary alimenta e atualiza diariamente este serviço.

  • GR Proativo para Embarques de Alto Risco

É a ação preventiva ao embarque para minimizar os riscos durante a viagem, avaliando motorista, rota e mercadoria.

  • Gestão de Alertas

Acompanhamento, em tempo real, do processo de tratamento de alertas realizados pela Central, de acordo com o protocolo de segurança e prazos estabelecidos, comunicando ao responsável quanto a necessidade de intervenção no processo.

  • Apoio em Situações de Emergência

No planejamento da viagem e nos casos de forte suspeita de sinistro, coloca à disposição a rede de apoio e contatos para a confirmação e resposta às situações de risco.

  • Controle da Qualidade dos Recursos de GR

Monitoramento das Tecnologias: mede a disponibilidade, estabilidade e velocidade de comunicação das tecnologias de rastreamento existentes nos veículos, que é o requisito essencial para o monitoramento das viagens.

Melhoria Contínua: com base em auditorias remotas de viagens e acompanhamento do desempenho de operadores e supervisores.

Sistema integrado de gestão de eventos para o Planejamento, Programação, Execução e Controle automático dos processos de gestão de riscos logísticos.

 

A solução Infolog Riscos permite o acompanhamento ONLINE e a gestão dos processos de tráfego e seus riscos logísticos via WEB, referente ao ciclo de transporte de cargas rodoviárias de qualquer lugar do continente.

Linha de benefícios:

  • e-PGR (validação das regras de GR)
  • e-CheckList (formulário para realização de checklist eletrônico)
  • Gestão dos prazos de entregas (pontualidade: OTD – On Time Delivery)
  • Comparação do desempenho entre planejado X realizado
  • Gestão de:
    • Eventos por exceção (alertas conceito Farol Amarelo, Vermelho, Preto: Prazo e Permanência)
    • Veículos (produtividade da frota [com carga e sem carga], temperatura)
    • Direção continua excessiva (compliance Lei 13.103)
    • Excesso de velocidade
    • Parada excessiva
    • Desvio de rota
    • Identifica tráfego em horário de Pernoite (compliance Lei 13.103)
    • CO2 (calcula a emissão de CO2 por entrega), entre outras ….
  • Mensuração dos tempos de Carga/Descarga e Percurso
  • Extrair indicadores de desempenho (via ferramenta de BI – Business Intelligence)

O que tem de novo? O software de visibilidade logística se tornou também um sistema integrado de gerenciamento de riscos para todos os tipos e tamanho de clientes.

Quais as novidades?

  • PGR e Check-List Eletrônicos

Necessidade do cliente: Que certeza você tem que os embarques realizados nas diversas filiais obedecem aos PGRs de seus clientes?

Como o Infolog pode ajudar: O Infolog vai consolidar todas as regras de gerenciamento de riscos em formato eletrônico e vai facilitar a verificação dos itens obrigatórios antes da viagem iniciar, notificando quaisquer desvios.

  • Rotograma Vivo

Necessidade do cliente: Uma vez que todos os dias ocorrem dezenas de roubos e acidentes, e as condições de segurança na estrada também mudam, não seria boa que o motorista recebesse estas atualizações antes de cada nova viagem?

Como o Infolog pode ajudar: Informa o motorista a previsão dos principais riscos que irá enfrentar na rota e onde encontrar segurança. É permanentemente atualizado pela Base PAMCARY de sinistros, Postos de Abastecimento e recursos na estrada.

  • Risco Minuto

Necessidade do cliente: Orientar (e provar que orientou) seus motoristas, incluindo os autônomos quanto as normas de segurança para prevenir roubos e acidentes.

Como o Infolog pode ajudar: Em apenas um minuto, em seu celular, o motorista assistirá a um vídeo com orientações e dicas de segurança durante seu trajeto até a próxima parada. É utilizada linguagem simples, objetiva e direta ao motorista de veículo de carga rodoviária.

  • Infolog App

Necessidade do cliente: conseguir a rastreabilidade de viagens em veículos sem rastreador.

Como o Infolog pode ajudar: conectando o motorista pelo seu smartphone ao universo do gerenciamento de riscos e da logística. Em operações de alto risco, esta funcionalidade permite a integração com o processo de monitoramento, aumentando sua assertividade na confirmação de situações de risco.

Consultoria especializada para prevenção de perdas no transporte e armazenamento de cargas, visando a obtenção do menor custo total do risco, a saber, a soma dos custos com seguros e gerenciamento de riscos.

  • Conhecimento do Risco

Equipe dedicada no entendimento das situações de riscos no transporte através de estatísticas com previsões de risco, projeção de cenários, estudos de cenário global de riscos e logística

  • Projetos

Aplicação de método estruturado para identificar e avaliar riscos decorrentes de roubos, acidentes, avarias, extravios, etc. Elaboração de plano de prevenção respeitando critérios de viabilidade técnica, operacional e econômica. Desenvolvimento de indicadores de desempenho (KPI) alinhados com a visão do cliente.

  • Execução

Equipe composta de Gerentes e Analistas de Riscos que desempenham papel de interlocutores para todos os assuntos relacionados ao plano de Gerenciamento de Riscos, e contam ainda com o apoio da estrutura organizacional de outras áreas da empresa.

  • Análise de Sinistros

Pela análise de equipe especializada (habilitada em interpretar e avaliar relatórios das tecnologias de rastreamento, condições securitárias e plano de gerenciamento de riscos) elaboramos o Parecer técnico de gerenciamento de riscos com considerações baseadas nos fatos (comprobatórios) e experiência de GR (para identificação da causa raiz do evento e assim, possibilitar ações preventivas para evitar reincidências nas mesmas condições.

  • Melhoria Contínua

Processo de melhoria contínua do modelo de gestão de riscos que segue os princípios e diretrizes da Norma ABNT NBR ISO 31000:2009. Assim, toda nova operação ou revitalização das práticas em vigor obedecerão este processo que se baseia em profundo domínio e conhecimento da logística e riscos específicos do Cliente.