Ricardo Monteiro, diretor de gestão de riscos da Pamcary, conversou com a Revista SETCESP sobre como a tecnologia se transformou na maior aliada do gerenciamento do risco
Como o gerenciamento de risco pode impactar positivamente na eficiência da operação em transportadoras?
A gestão focada na predição de riscos é um diferencial importante para as empresas, tanto para mitigar sinistros como reduzir o custo total do seguro e gerenciamento de risco no transporte.
Dessa forma, é possível saber com antecedência como será realizado o transporte de cada produto, quem será o condutor, quais os trechos com elevada ocorrência de roubos e acidentes, e até detalhes sobre o modus operandi de quadrilhas especializadas em roubo de cargas, tornando-se eficientes no poder decisório de reação e nas providências quanto ao nível de proteção adequado ao transporte da carga.
Qual tem sido a importância da tecnologia para evitar sinistros?
A tecnologia tem um papel fundamental para mitigar sinistros, seja na forma de tecnologia da informação ou de equipamentos que possibilitam evitar ou até recuperar um sinistro. A tecnologia baseada em informação e inteligência preventiva, proveniente de dados dinâmicos e constantemente atualizados, possibilita ao gestor conhecer profundamente os riscos, histórico de ocorrências de um determinado trajeto de viagem, sejam eles de acidente ou de roubo.
Como alcançar um padrão de qualidade na prestação de serviços de gerenciamento de risco no Brasil?
As informações e dados instantâneos tornaram-se um dos ativos mais importantes da Pamcary. No transporte de cargas a quantidade de informações disponíveis, do atendimento dos sinistros, dos veículos e das tecnologias de rastreamento, cresce exponencialmente, e o principal desafio é conseguir aproveitar e integrar aquilo que pode verdadeiramente impactar e melhorar sua performance de gerenciamento dos riscos do seu cliente.
De que forma estar integrado a uma torre de controle torna as operações de transporte mais seguras?
A Torre de Operações da Pamcary é um centro de inteligência que reúne milhões de informações com central de dados e tecnologia aprimorada para controlar e atuar sobre riscos logísticos, prevendo qualquer tipo de ameaça durante as viagens e antecipando ações de neutralização. Caso algum sinistro aconteça, a Torre coordena o atendimento no local do evento de forma ágil, transparente, online e com funcionários próprios, reduzindo as perdas e impactos resultantes, além de proteger a marca dos clientes.
Quais são as perspectivas para o futuro da PAMCARY?
A Pamcary vai continuar investindo continuamente em capital humano e tecnológico, para se manter uma empresa totalmente digital, pioneira e inovadora. Queremos prosseguir no desenvolvimento e lançamento de produtos e serviços inéditos, que sejam úteis para o transportador de cargas, reafirmando a vocação da empresa em atender com excelência a esse segmento.
Fonte: Setcesp