A Pamcary, desde a sua fundação, tem sua estratégia fundamentada na inovação e o pioneirismo, sempre com inspiração nas necessidades do setor de transporte de cargas e logística.
Criada há 2 anos, a Torre de Operações da Pamcary nasceu para controlar e atuar sobre os riscos logísticos, prevendo as ameaças durante a viagem e antecipando as ações de neutralização. As novas instalações ocupam 250m2, um andar inteiro do prédio onde está localizada a sede em São Paulo, e onde foram feitos investimentos significativos em recursos tecnológicos e humanos.
É importante frisar este aspecto cronológico da criação da Torre Pamcary, pois atualmente percebe-se uma proliferação e banalização do termo “Torre”, aplicando-o a atividades com objetivos muito diferentes daqueles que levaram a Pamcary a escolher este nome como mais um serviço inédito dentro de seu portfólio.
Segundo Darcio Centoducato, diretor de Gestão de Riscos Logísticos da Pamcary, existe uma total integração das diversas ferramentas de gerenciamento de riscos à Torre de Operações. “O sistema Infolog Riscos integra e conecta à Torre de Operações o Telerisco, as centrais de monitoramento e todo parque tecnológico do cliente, validando e acompanhando o cumprimento do PGR – Plano de Gerenciamento de Riscos da viagem”, destaca Darcio.
Além disso, outro sistema da Pamcary, o SGS Online torna visível e em tempo real, a combinação de avançada tecnologia, a capilaridade de atendimento e a excelência da qualidade de nossos profissionais, no momento mais delicado e sensível do transporte: quando acontece um sinistro, ou seja, o cliente tem gestão transparente e em tempo real do atendimento do evento.
Sob a coordenação da Torre de Operações, desde a recepção do comunicado do sinistro, à designação da equipe e acompanhamento das providências adotadas no local, de acordo com o protocolo validado com o cliente, serão alcançadas a melhor qualidade e o menor custo total do atendimento. Esta coordenação do atendimento do sinistro pela Torre contribui, decisivamente, para a redução das perdas e impactos decorrentes.
Por que a Torre de Operações da Pamcary é diferente das outras?
Segundo Darcio, o serviço oferecido pela Torre da Pamcary é completamente diferente daquele prestado por uma Central de Monitoramento.
“Nós temos a capacidade de predizer o risco de uma viagem, antes mesmo dela começar. Isso é possível em função da extensa e atualizada base de dados de sinistros e o uso de algoritmos para a previsão de ameaças da viagem. Além disso, conseguimos otimizar os custos de serviços de gerenciamento de riscos, criando um processo de cooperação e sinergia de esforços com centrais conectadas à Torre, por meio de um acionamento isento e criterioso de recursos de campo para situações comprovadas de risco.
As principais diferenças, segundo o executivo, é que, ao passo que uma Central de Monitoramento acompanha viagens, a Torre de Operações da Pamcary monitora os níveis de alertas de risco.
“Além disso, uma Central de Monitoramento, para atuar, precisa que os veículos sejam equipados com rastreadores. A Torre da Pamcary controla 100% das mais de 500.000 viagens interestaduais seguradas pela Pamcary, e isto independentemente da existência de tecnologia embarcada. Também, as Centrais de Monitoramento não podem se autocontrolar. Já a Torre, tem a isenção e a neutralidade para supervisionar a qualidade de dezenas de Centrais a ela conectadas, acionando recursos de pronta resposta, apenas quando realmente necessário, cooperando assim para a redução de custos e maximização dos investimentos de nossos clientes.”, explica Darcio.
Apoiada em tecnologia de ponta, em uma ampla e dinâmica base de dados de sinistros e inteligência artificial para a previsão das probabilidades de roubos, acidentes e avarias, a Torre da Pamcary tem a capacidade de atuar proativamente no risco, antecipando-se às ameaças durante uma viagem. E na hipótese de uma ameaça real, tomar uma decisão imediata e precisa para a sua neutralização.
A Pamcary investe, fortemente, em capital humano e tecnológico por ser uma empresa totalmente digital. A empresa continua desenvolvendo e lançando produtos e serviços inéditos que sejam úteis para o transportador de cargas, pois os caminhos da Pamcary sempre foram, e continuarão sendo, os do TRC.
Fonte: Setcesp