Infolog Riscos possibilita gestão do dia a dia das empresas, com informações de utilidade abastecidas pela Torre de Operações Pamcary
O embarcador, operador logístico ou o transportador conseguem acompanhar o transporte e a gestão de riscos em tempo real das viagens, desde a partida até a entrega da carga. Com o Infolog Riscos, sistema desenvolvido pela Pamcary para o planejamento, programação, execução e controle automático de processos de gestão de riscos e dos eventos logísticos, é possível obter muito mais que monitoramento GPS.
Graças à integração entre inteligência no uso de dados, georreferenciamento e predição de riscos, essas empresas conseguem fazer a gestão do dia a dia das operações, antevendo perigos, antecipando providências e, caso ocorra algum sinistro, acompanhar a agilidade das medidas mitigatórias.
O sistema possibilita, por exemplo, um melhor controle de custos das diárias com relação aos tempos de carga e descarga em pátios, além de identificar atrasos e eventuais desvios prejudiciais aos prazos estabelecidos. “Na Loggi, nós utilizamos há algum tempo essa ferramenta da Pamcary, que tem se tornado um parceiro cada vez mais estratégico, com alto nível de entrega e parceria com o nosso objetivo de conectar o Brasil”, reforça Thulio Agostinho, head de Security na Loggi.
A frente de logística e transporte do grupo Loggi é responsável pela entrega de e-commerce em todo território brasileiro, movimentando mais de 300 mil pacotes por dia. A Loggi possui um serviço logístico com tecnologia de ponta, para que todas as pessoas possam receber e enviar produtos de forma rápida, prática e a preço justo.
Visibilidade e Controle da operação
Dessa maneira, o cliente será capaz de identificar se o veículo programado para a janela de carregamento está atrasado, ou se a operação excedeu o tempo de permanência acordado. Poderá também se planejar, ao perceber que determinado veículo em viagem possui tendência de atraso e eventualmente não cumprirá o prazo acordado de entrega.
“O Infolog Riscos melhora a comunicação, pois permite identificação de rupturas e possibilita a elaboração de planos de correção a fim de evitar maiores atrasos, contribuindo para a implantação de um processo de melhoria contínua”, explana Luiz Lobo, gerente executivo de negócios e produtos da Pamcary.
Por exemplo, para cadeia do frio, o sistema pode revelar a ocorrência de rupturas de temperatura durante a viagem e, a partir dessa informação, os responsáveis se empenham para corrigir o problema e garantir que o produto chegará ao destino dentro dos parâmetros definidos pela área de qualidade.
Por conectar as viagens à Torre de Operações Pamcary, o Infolog Riscos permite que a Torre faça o acompanhamento e atue prevendo as ameaças da viagem (fortes suspeitas), antecipando ações para sua correção, neutralização/recuperação e coordenando o atendimento de eventuais sinistros de roubos, acidentes e avarias com a ampla rede de serviços Pamcary em todo o Brasil e o contratante do serviço gerencie a performance da operação visando garantir maior produtividade e nível de serviço que será entregue aos seus clientes.
O sistema também facilita o check List das condições do veículo, do motorista e gestão em tempo real do tráfego de mercadorias e veículos. Dessa maneira, transportadores, embarcadores e operadores logísticos tem condições de avaliar o desempenho da viagem entre o que foi planejado e de fato realizado, gerenciar prazos de entrega On Time Delivery, gerar alertas e comunicados às equipes envolvidas, mensurar tempos de carga e descarga, gestão de percurso e disponibilizar relatórios e painéis dashboard, via ferramenta de business intelligence.
Como funciona
O funcionamento é simples. A empresa acessa o Infolog Riscos e faz a inclusão dos dados do plano de viagem, de maneira já integrada ao sistema de dados do cliente ou manualmente. Devem constar informações como origem, destinos, transportadora, veículos, motoristas, documentos da carga e prazos de chegada e saída de cada localidade.
O sistema possibilita utilizar, também, os dados dos rastreadores eletrônicos instalados nos veículos e/ou do aplicativo mobile INFOLOG instalado nos smartphones dos motoristas.
Quando o plano de viagem estiver no Infolog Riscos, será possível fazer a validação automática das regras de GR, tais como, cadastro/consulta do motorista junto ao Telerisco, bem como realizar a conferência das regras de apólice/DDRs, destaca Luiz Lobo.
Pelo sistema é possível identificar motoristas que apresentam comportamentos de risco, como excesso de velocidade ou não cumprimento da jornada de descanso. Uma vez constatado, sugerimos ao transportador que esse condutor participe do Programa VIDA, uma iniciativa inédita da Pamcary com o intuito de reduzir os acidentes rodoviários por meio da atuação do Infolog Riscos.
A Pamcary possui uma base de dados inteligente originada dos mais de 6,5 mil atendimentos a eventos que são realizados todos os anos na estrada. Esses dados são analisados por softwares inteligentes (Business Intelligence) gerando informações valiosas para a prevenção e inteligência a serviço da boa gestão para o transporte de cargas.
Por intermédio da Torre de Operações, o risco é tratado de forma proativa, antes mesmo que a viagem seja iniciada, antecipando e neutralizando as diversas ameaças e não conformidades a qual estaria exposta, destaca Luiz Lobo.
Sobre a Pamcary
A Pamcary® é referência na oferta de soluções integradas em seguros, gestão de riscos logísticos e assistência 24hs para o transporte multimodal de cargas no Brasil. Líder em um campo de atuação altamente competitivo, a Pamcary® nasceu com o DNA da tecnologia e revolucionou o conceito de proteção à carga, ao criar uma série de produtos e serviços inovadores e sob medida, que tornaram a atividade do transporte ainda mais segura e eficiente.
Com 40 filiais estrategicamente posicionadas em todo território nacional, conta com uma estrutura tecnológica de ponta e uma equipe com mais de 800 colaboradores altamente qualificados e comprometidos, para prestar um atendimento eficiente e personalizado.
Atualmente, abrange uma carteira de clientes composta por embarcadores, transportadores, operadores logísticos, corretores parceiros e caminhoneiros, além de atuar com as maiores seguradoras do país.
A empresa também fornece seguros específicos para a área da saúde e assistência médica, com o produto Pamsaude®, que abrange seguro de vida e acidentes pessoais, seguro saúde e assistência médica, odontológico, seguro viagem e sucessão empresarial. Esse serviço abrange planos das mais conceituadas operadoras de saúde do país, com profissionais respeitados, clínicas, hospitais e laboratórios conceituados.
Fonte: Jornal Tribuna